Portão automático de rolo: saiba tudo antes de comprar um
O portão automático de rolo é um dos modelos mais populares em comércios e residências. Essa popularidade é um reflexo de todas as vantagens oferecidas por esse tipo de peça.
Caso você ainda não conheça o portão de rolo automático, vamos descrever as características de um. Certamente, você se lembrará de já ter visto esse modelo de porta em algum lugar.
A principal particularidade de um portão que enrola é o seu sistema de abertura vertical. Isso significa que, uma vez acionado o portão, sua estrutura metálica se enrola em um suporte fixado na porção superior da parede em que ele foi instalado.
No fechamento do portão, a mesma folha metálica é desenrolada e, ao alcançar o chão, cobre toda a abertura. Por fim, a lâmina se encaixa em um suporte na parte inferior do vão da porta.
Agora que você compreende o que é um portão automático de rolo, vamos apresentá-lo a alguns fatores. É essencial tê-los em mente antes de se optar por um desses modelos.
Índice
- Quais são as vantagens?
- Quais são os modelos de portão automático de rolo?
- Indicações de uso para cada modelo
- De que materiais esses portões são fabricados?
- Composição de um portão automático de rolo
- Resistência e segurança
- Quais são as opções de motor?
- Podem ser abertos mesmo em caso de falta de energia?
- Facilidade de manutenção
- Podem ser usados em áreas abertas?
- Consumo de energia
- Pode ser fabricado com qualquer largura?
- Acessórios para um portão automático de rolo
- Qual é o custo-benefício?
- Como adquirir um portão de qualidade garantida?
Quais são as vantagens?
Algumas das principais vantagens de um portão automático de rolo são:
Praticidade
O acionamento via controle remoto torna todo o processo de abertura e fechamento do portão muito mais simples e rápido.
Segurança
A ausência de contato entre o usuário e a peça de metal durante o acionamento minimiza os riscos de acidentes, tornando o produto mais seguro.
Proteção
A força da folha de metal utilizada na fabricação de um portão automático de rolo fornece proteção para qualquer tipo de ambiente.
Resistência
O metal usado na produção das portas de enrolar é extremamente resistente contra a ação da ferrugem e também contra impactos que poderiam danificar a estrutura da peça.
Durabilidade
Um portão automático de rolo tem durabilidade média de, no mínimo, 10 anos. Quando a manutenção é realizada corretamente, é possível prolongar ainda mais esse tempo.
Versatilidade
Por contar com diversas opções de modelos, esse produto conta com grande versatilidade. Isso permite que seja utilizado em variados projetos.
Espaço otimizado
O sistema de abertura vertical permite a otimização do espaço, pois o portão automático de enrolar não requer nenhum lugar na porção interna ou externa do ambiente para ser acionado.
Quais são os modelos de portão automático de rolo?
É possível encontrar 4 modelos de portão automático de rolo: transvision, grelha, fechado e tijolinho.
O modelo fechado é composto por uma lâmina de metal sem qualquer orifício ou fresta. Por ser o mais forte e resistente dentre os modelos, é também o mais tradicional, sendo bastante utilizado no comércio brasileiro.
Já o tipo transvision é o mais presente em lojas de shoppings. Sua folha metálica conta com diversos microfuros que criam na porta um efeito de transparência, mantendo a visibilidade.
Outro modelo comum é o portão grelha, cuja lâmina é vazada por meio de furos oblongos com espesso contorno de metal. Isso confere a esse modelo alta resistência sem comprometer a ventilação e a entrada de luz no ambiente.
Por fim, o portão tipo tijolinho é o que permite maior fluxo de ar e iluminação, além de extensa visibilidade. Isso porque sua estrutura metálica apresenta furos retangulares intercalados que lembram uma parede de tijolos.
Indicações de uso para cada modelo
Cada modelo anteriormente apresentado é especificamente indicado para um tipo de projeto, já que o tipo de portão escolhido depende das necessidades do ambiente e dos usuários.
Caso a prioridade seja a segurança do local, como é o caso de garagens externas e galpões compartilhados, a porta fechada é a opção mais adequada.
Já lojas de shoppings e galerias fechadas podem receber uma porta transvision, que fornece proteção sem comprometer a estética do ambiente.
Por outro lado, lojas com vitrines e divisões de ambientes internos são melhor contempladas por portões do tipo tijolinho, que favorecem a ventilação, a iluminação e a visibilidade.
Finalmente, a porta tipo grelha atende bem às necessidades de ambientes que precisam de segurança, mas que não podem ficar completamente fechados. Esse é o caso de açougues, estoques de produtos químicos e oficinas mecânicas.
De que materiais esses portões são fabricados?
Atualmente, portões de rolo não são mais produzidos com ferro tradicional, visto que esse material é altamente vulnerável à oxidação e à formação de ferrugem. Em substituição, foram adotados os portões de ferro galvanizado ou de alumínio.
O ferro galvanizado é recoberto com uma camada de liga de zinco que impede o contato direto entre o ferro e os fatores desgastantes, como a água da chuva e o sol. Desse modo, a estrutura do portão permanece preservada, o que aumenta sua resistência e durabilidade.
O alumínio, por outro lado, é naturalmente resistente ao enferrujamento, o que o torna essencialmente mais forte. Além disso, esse material não é facilmente danificado por impactos físicos contra a sua estrutura.
Composição de um portão automático de rolo
Embora muitos acreditem que um portão automático de rolo seja fabricado em uma peça única de metal, a realidade é que todos os modelos são instalados em faixas sobrepostas, formando o produto final.
Essas faixas são produzidas para que seu encaixe seja firme, aumentando ainda mais a força e a rigidez do material. Desse modo, é fácil adaptar o tamanho do portão de acordo com as demandas do projeto.
A única porção diferenciada é a última folha encaixada, cujo acabamento é feito de maneira característica, servindo para completar o projeto.
Resistência e segurança
A resistência de um portão automático de rolo pode ser assegurada devido à natureza dos materiais utilizados em sua produção, além do rígido método de encaixe das folhas metálicas que compõem sua estrutura.
Essa resistência engloba a ação do tempo, o uso frequente, tentativas de invasão e outros fatores que podem potencialmente danificar o portão.
Quais são as opções de motor?
Um portão automático de rolo pode contar com dois tipos de motor, sendo que cada um deles é indicado de acordo com a quantidade de acionamentos diários e o peso do produto.
Motores monofásicos são mais adequados para portões com até 850kg que são acionados diversas vezes ao longo do dia. Motores trifásicos, por outro lado, devem acompanhar portões com mais de 850kg e menos acionamentos diários.
Caso o projeto demande um portão grande que será muitas vezes acionado, o ideal é instalar dois portões, cada um com seu sistema automatizador. Isso garante que o funcionamento seja eficiente e poupa as peças de desgaste excessivo.
Podem ser abertos mesmo em caso de falta de energia?
Muitos se perguntam como é possível realizar a abertura de um portão automático de rolo em caso de queda de energia no local. Esse processo pode ser feito de forma manual, por meio de um sistema próprio situado na parte interna do portão.
Existe, ainda, uma alternativa: o Nobreak, um sistema de suporte para períodos de falta de energia elétrica. Através desse sistema, o portão permanece respondendo ao acionamento por controle remoto normalmente durante algumas horas após a queda de energia.
O Nobreak é auto suficiente e pode ser instalado em motores de corrente contínua, sendo sua utilização independente do fluxo diário de acionamentos do portão.
Facilidade de manutenção
Por ser um modelo que necessita de motor, alguns acreditam que a manutenção do portão automático de rolo seja complicada. Na realidade, os cuidados com esse tipo de porta são bastante simples e práticos.
O principal ponto é se certificar sempre de que não haja nenhum objeto sob o portão no momento do fechamento. O impacto da porta contra qualquer tipo de objeto pode danificá-la e nem sempre é possível desamassar o metal.
Além disso, aconselha-se a lubrificação das correias de acionamento com graxa própria a cada seis meses. Esse processo auxilia na manutenção do funcionamento rápido e adequado da peça.
A cada um ou dois anos, deve-se solicitar a visita de um profissional para garantir que não há problemas estruturais em seu portão automático de rolo, a fim de evitar possíveis danos e problemas no desempenho.
Podem ser usados em áreas abertas?
Ao contrário das portas de madeira, PVC e vidro, um portão de aço pode ser instalado sem problemas em ambientes externos, onde ocorre ação constante das variações climáticas.
O aço galvanizado é capaz de suportar todos os climas, pois o contato com o sol e a chuva não causa nele ferrugem, oxidação ou deformidades estruturais. Diferentemente de outros materiais, que podem perder sua forma e até mesmo se quebrar.
Desse modo, portões automáticos de rolo fabricados em metal são os mais indicados para portas em ambientes externos. Com a pintura adequada, é possível inclusive garantir que a cor da peça seja mantida por um longo período.
Consumo de energia
Outra preocupação comum é o aumento na conta de energia quando se considera adquirir um portão automático de rolo. Isso, pois, o uso constante do motor tende a passar a impressão de um consumo exacerbado de energia elétrica.
Na verdade, a simplicidade do sistema faz com que a energia só seja consumida no momento de abertura e fechamento da porta. Dessa forma, o gasto médio em uma casa é, em média, 3,60 kWh de energia por mês – o que se traduz em um investimento de apenas cerca de R$ 3,40 mensais pelo uso do portão automatizado.
Pode ser fabricado com qualquer largura?
Um portão automático de rolo pode ser fabricado sem limites de largura, o que permite que esse modelo de peça seja instalado em locais de tamanhos variados.
No entanto, recomenda-se que o produto final seja mantido dentro de uma faixa de peso determinada, a fim de que o funcionamento do portão continue sendo rápido e eficiente.
Desse modo, alguns fabricantes podem sugerir dividir o projeto em duas folhas de metal com sistemas independentes de acionamento.
Essa estratégia oferece diversos benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de abrir apenas uma das peças.
Acessórios para um portão automático de rolo
Embora seu próprio sistema de acionamento ofereça uma praticidade ímpar de utilização, o portão automático de rolo pode também contar com acessórios que tornam seu uso ainda mais simples.
Controle remoto
O controle remoto é um item essencial quando se trata de praticidade e segurança na utilização de um portão automático de rolo. Isso porque ele permite que o usuário acione seu portão sem sequer precisar sair de seu veículo.
Sistema Nobreak
O sistema nobreak permite que o portão continue sendo acionado remotamente, mesmo algumas horas após a queda da energia elétrica.
Acionamento via Bluetooth
Esse sistema permite que o acionamento seja realizado a uma distância de até 60m entre o portão automático e o usuário.
Trava antiqueda
Esse dispositivo é instalado junto ao motor e sua função é travar o portão caso a velocidade de abertura ou de fechamento sofra alguma alteração. Com isso, essa trava se torna uma importante aliada na prevenção de acidentes graves.
Canaletas telescópicas
Essas peças tornam o acabamento interno do projeto mais esteticamente agradável e ainda evitam o deslocamento inadequado da placa de metal.
Sistema infravermelho
O sistema infravermelho evita acidentes e danos à folha de metal, impedindo o fechamento do portão quando há qualquer pessoa ou objeto no caminho.
Aplicativos
São recursos que permitem o acionamento da porta pelo próprio smartphone do usuário, tornando o processo ainda mais prático ao dispensar um controle remoto.
Qual é o custo-benefício?
Para calcular o preço de um portão automático de rolo, diversos aspectos são levados em consideração. As dimensões da porta são o principal fator, sendo que o valor médio é de R$ 100,00 a R$ 500,00 por metro quadrado, dependendo do material.
O valor final da peça é influenciado por cada item acrescentado ao projeto. No entanto, é importante lembrar que esse gasto ocorre com uma frequência muito pequena, visto que a duração mínima de um portão desse modelo é de 10 anos.
Somando a excelente durabilidade a todas as comodidades oferecidas, é possível concluir que se trata de um investimento com custo-benefício inigualável.
Como adquirir um portão de qualidade garantida?
A fabricação de um portão automático de rolo de qualidade demanda conhecimento e experiência na área. Caso contrário, o cliente pode sofrer desgastes com problemas de produção, transporte e instalação de sua peça.
Além disso, certos defeitos podem acontecer durante o uso, reduzindo a eficiência do portão e a durabilidade de suas peças. Por isso, é importante investir na escolha de uma empresa de credibilidade quando se trata de adquirir um portão automático.
Há mais de 15 anos no setor, a Guaruportas atua no setor de portas de enrolar automáticas sempre prezando pela excelência de cada produto fabricado.