Porta Automática de Aço

porta automática de aço

Tudo sobre a porta automática de aço para você

A porta automática de aço tem como uma de suas principais vantagens a grande variedade de modelos disponíveis no mercado. Com isso, a peça tem sua usabilidade aumentada, visto que cada tipo de porta serve a um propósito específico.

No entanto, esse não é o único diferencial obtido ao se optar por uma porta de aço automática: como são feitas em aço galvanizado, essas peças oferecem uma segurança ímpar, pois apresentam muito mais resistência do que outros tipos de porta.

Além da maior segurança, o metal fornece, também, maior durabilidade para a peça – ou seja, prolonga a vida útil do portão. Outros benefícios são a rapidez e praticidade da manutenção preventiva, além de menores riscos de danos permanentes.

Agora que você conhece alguns dos pontos positivos de uma porta automática de enrolar em aço, vamos apresentar os diferentes tipos de modelo. Tudo para que você possa escolher a porta mais adequada ao seu projeto.

Índice

O sistema de abertura de uma porta automática de aço é muito característico, o que torna fácil reconhecê-la.

Quando acionada, a peça se abre verticalmente e sua estrutura metálica se enrola em um bastão fixado na porção superior da parede. Para fechá-la, o contrário acontece: a porta se desenrola gradualmente até que a lâmina atinja o chão.

Um motor é responsável tanto pela abertura quanto pelo fechamento da peça, pois ele aciona correias que possibilitam a movimentação vertical da porta.

O processo é rápido e acontece em poucos segundos, mas sempre com segurança, visando evitar acidentes.

Uma grande conveniência de se optar pela porta automática de aço é o fato de que ela dispensa ação manual, uma vez que se abre e se fecha de maneira automatizada.

Dessa forma, é possível garantir a segurança da pessoa que aciona o portão, o que representa mais um benefício para quem escolhe esse tipo de porta.

porta automática de aço

Agora que você compreende o que é uma porta automática de aço e conhece os seus principais diferenciais, vamos te auxiliar a escolher o modelo mais adequado para o seu projeto.

Compreenda as demandas do seu ambiente

Para que você acerte na escolha da porta, o primeiro ponto é identificar suas necessidades. Com esse intuito, deve-se analisar o ambiente e o local onde ocorrerá a instalação do portão.

Ambientes externos demandam modelos mais fortes, que ofereçam resistência e segurança. Por outro lado, para espaços no interior de galpões ou de quintais residenciais, é possível optar por portas mais abertas e de estética modernizada.

Meça as dimensões do local onde a porta será instalada

Definidas as suas necessidades, você deve calcular a altura e a largura do vão onde será instalada a porta automática de aço. Essas medidas possibilitarão definir o valor final da peça, que também será influenciado pelo estilo de porta escolhido e pelos acessórios acrescentados.

É importante, ainda, conhecer o fluxo de aberturas que o local apresenta – ou seja, com que frequência a porta será aberta e fechada. Essa informação definirá o tipo de motor a ser instalado.

Escolha o tipo de porta que melhor atende seu espaço

Agora que você compreende os conceitos básicos sobre uma porta automática de aço, vamos te ajudar a selecionar o melhor modelo para o seu projeto. Para esse tipo de porta, temos quatro padrões principais: Fechado, Transvision, Grelha e Tijolinho.

Escolha os acessórios que deseja na sua porta automática de aço

Além da sua praticidade, a porta automática de aço também pode acompanhar acessórios que facilitam ainda mais o seu uso.

Esses acessórios podem ter como objetivo aumentar a segurança do portão, melhorar a estética final do projeto ou, ainda, permitir a abertura da peça via smartphone.

porta automática de aço

Porta automática de aço fechada

Fácil de ser reconhecido, esse modelo apresenta uma estrutura inteiriça de metal e não tem nenhum furo ou abertura em sua extensão. Visualmente, passa a impressão de que é uma chapa de aço única.

Embora pareça se tratar de uma estrutura unificada, a porta de aço fechada é composta por lâminas horizontais que se encaixam para formar o portão. Dessa maneira, o transporte e a instalação se tornam mais práticos, além de ser possível substituir apenas uma parte da peça caso ela sofra danos.

A porta automática de aço fechada tem alta resistência contra possíveis tentativas de invasão em virtude da sua estrutura totalmente vedada. Assim, é muito mais difícil arrombar um portão desse modelo em comparação com outros existentes no mercado.

Outro fator que dificulta potenciais invasões é o tipo de trava utilizada em associação com o sistema automático. Somada à resistência do metal que compõe o portão, essa trava torna extremamente complicado danificar a peça o bastante para conseguir acessar o ambiente.

Por essas razões, a porta fechada é um modelo comumente encontrado no comércio de rua de todo o país. Nesses locais, a porta é o único meio de proteção, portanto é imprescindível que ela ofereça elevada resistência contra invasores.

Outros ambientes também podem optar por portas automáticas fechadas, a exemplo de garagens de prédios residenciais, casas ou até mesmo empresas. O sistema desse modelo de portão permite que todas as pessoas com a chave acessem o local sem sequer precisar sair de seus veículos.

Os portões automáticos também são indicados para facilitar a rotina dos porteiros, pois fornecem toda a praticidade de um sistema de controle externo.

Embora sua estrutura seja bastante sólida, a porta automática de aço fechada pode acomodar uma portinhola, caso seja necessário. Essa pode ser uma boa alternativa quando o portão é a única forma de acesso ao ambiente.

Esteticamente, o portão automático fechado tem um visual mais pesado do que outros modelos. Atualmente existem, no entanto, várias opções de pintura que suavizam esse layout, tornando-o mais leve e moderno.

Porta automática de aço grelha

Uma das opções vazadas de porta automática de aço é o modelo do tipo grelha, cuja estrutura de metal apresenta furos ovais por toda a sua extensão.

Esses furos têm largura maior do que a altura e ficam enfileirados, preenchendo toda a lâmina da porta. Embora possua espaços vazados, o portão continua sendo bastante resistente, pois o contorno de aço ao redor dos furos é espesso.

Como já foi mencionado, a instalação das portas de enrolar de aço é feita através de lâminas. Assim, é possível intercalar porções de porta grelha com porções fechadas, configurando o que é chamado de porta meia cana fechada furos oblongos ou mista.

Essa é a forma mais popular da porta automática de aço grelha, pois permite conservar a resistência do modelo fechado sem comprometer a visibilidade e a entrada de luz no ambiente.

Muito utilizada em açougues, lojas de galeria e garagens de casa – principalmente no formato de meia cana fechada furos oblongos –, a porta grelha é a opção ideal para promover a circulação de ar no local, evitando o acúmulo de cheiros fortes.

O visual desse modelo é mais leve do que a versão fechada, mas ainda conta com muitas porções de aço. Para refinar o aspecto estético de seu portão, a pintura é uma boa alternativa.

Porta automática de aço transvision

Considerada o modelo mais bonito do mercado, a porta automática de aço transvision tem uma aparência mais suave, mesmo sendo inteiriça. O que compõe seu diferencial são os microfuros, presentes ao longo de toda a sua estrutura de aço.

Esses microfuros limitam a visibilidade do ambiente, porém de maneira mais leve, e não há comprometimento da iluminação ou da ventilação no interior do local. Além disso, esse modelo combina com qualquer estilo, trazendo muita modernidade ao projeto.

Embora seja bastante resistente, a porta automática de aço transvision é mais frágil do que os outros modelos por apresentar muitos furos em sua lâmina. Por esse motivo, recomenda-se que seja instalada apenas em ambientes que contem com outro tipo de proteção extra.

Um bom exemplo disso são as lojas de shopping, pois estão situadas em um local onde há uma segunda porta de proteção, além da presença de seguranças que realizam a vigilância da área. Desse modo, é possível preservar seu comércio com maior tranquilidade.

Outro local em que é comum encontrar portas desse modelo é o interior de empresas, na separação de setores. As portas transvision também são ótimas para a organização de companhias que se situam dentro de galpões, pois permitem separar salas importantes ou até mesmo o estoque e a cozinha.

Para quem possui uma academia ou oficina no quintal da residência, a porta transvision é uma opção que protege o ambiente contra a chuva e os desgastes causados pelo sol ao longo do tempo – tudo isso sem tornar o espaço pesado ou prejudicar a decoração.

Porta automática de aço tijolinho

Outro modelo vazado de porta automática de aço é o tijolinho, frequentemente confundido com a grelha por também conter furos em sua superfície.

As diferenças, no entanto, são muitas. Na porta tijolinho, os furos são retangulares e têm tamanho maior do que os orifícios da porta grelha. A posição também é diferente: na porta tijolinho, os espaços vazados são intercalados e lembram a configuração de tijolos em uma parede.

Além disso, o contorno de aço é menos espesso, permitindo maior visibilidade no interior e no exterior do ambiente. A entrada de luz e a circulação de ar também são maiores, tornando o espaço mais arejado e agradável.

A resistência da porta tijolinho, no entanto, é menor. Por isso, é aconselhável que exista uma segunda camada de proteção. Na maior parte das vezes, esse modelo é utilizado em lojas que contam com vitrines de vidro.

Dessa forma, a porta de metal fornece segurança ao ambiente, sem impedir a visualização dos produtos e do interior da loja por quem está de fora. Com a dupla proteção oferecida pela vitrine, é possível reduzir drasticamente os riscos de invasão.

A porta automática de aço tijolinho também é muito empregada em oficinas setorizadas para separar os ambientes, proporcionando privacidade e mantendo a ventilação do local.

A presença de furos garante a dissipação de cheiros fortes, incluindo até mesmo a gasolina, cuja presença torna inviável a instalação de uma porta fechada.

Cada modelo de porta automática apresenta suas vantagens e desvantagens. A seguir, vamos apresentá-las para que você seja capaz de definir com maior segurança qual é a melhor opção para o seu projeto.

Porta automática de aço

A porta de enrolar automática de aço é um modelo que não ocupa muito espaço. Sua abertura é simples e sua estrutura é bastante resistente. A desvantagem, no entanto, é o peso final da peça, pois a fabricação em metal torna esse tipo de porta mais pesado do que os outros modelos.

Porta basculante

Com funcionamento parecido com o da porta de enrolar, a porta basculante se abre ao ter sua estrutura erguida para fora do vão de instalação. Ela também ocupa pouco espaço, mas demanda cuidado durante o seu acionamento. Além disso, também necessita de espaço externo para a movimentação de sua folha de metal.

Porta pivotante

A porta pivotante é o modelo tradicional de porta encontrado em todas as residências. Apesar de sua utilidade, ela é pouquíssimo prática quando se trata de um comércio ou garagem. Tudo, pois, exige amplo espaço para sua abertura completa e se torna muito pesada.

Porta de correr

A porta de correr é uma opção valiosa quando se dispõe de espaço lateral. Por outro lado, ela não fecha completamente o ambiente, permitindo ainda a entrada de ar. Além disso, pode apresentar diversos problemas em seus trilhos.

porta automática de aço

Os benefícios em se optar por determinado tipo de porta dependem também do material usado na fabricação da peça.

Um bom exemplo é a madeira, ideal para portas que ficam no interior de casas, mas inadequada para ambientes externos, visto que é danificada pelos efeitos da chuva e do sol.

O PVC é um material bastante útil para a composição de portas do modelo camarão, no qual as lâminas se retraem, o que o torna perfeito para ambientes com limitações de espaço. Sua fragilidade, no entanto, impede que ele seja usado na proteção de garagens e comércios.

Para portas externas, os materiais ideais são o aço galvanizado e o alumínio. Ambos são extremamente resistentes à ação do tempo e a potenciais tentativas de invasão. Além disso, o alumínio ainda tem a vantagem de apresentar baixo peso em comparação ao aço, embora seu preço seja mais alto.

Agora, você entende a importância de escolher o modelo mais adequado de porta automática de aço que atenda às suas necessidades.

No entanto, talvez ainda não tenha considerado o impacto que a escolha de uma empresa séria pode ter na produção do seu portão ideal.

Selecionar uma empresa com credibilidade para executar seu projeto garante maior tranquilidade a longo prazo. Considere que uma peça final de alta qualidade e bem instalada não apresentará imperfeições que prejudiquem o seu bom funcionamento no decorrer dos anos.

A Guaruportas é uma empresa cujo objetivo é sempre oferecer produtos de qualidade para proporcionar aos clientes o máximo de satisfação. Atuamos há mais de 15 anos no mercado de portas automáticas de aço fornecendo peças de excelência e instalações realizadas por profissionais de competência garantida.

Entre em contato com um dos nossos profissionais e solicite o seu orçamento para a porta automática de aço de enrolar.