Porta de aço automática – tudo para saber escolher a sua
Um dos momentos mais importantes ao planejar uma residência ou um ambiente comercial são os detalhes, como a escolha dos portões e janelas. Nessa fase, um fato comum é a decisão pela porta de aço automática, modelo muito procurado pelos brasileiros.
Mas, afinal, você sabe por que esse modelo é tão querido por quem está procurando o melhor para seu projeto? Já conhece os benefícios da porta automática de aço?
Conheça a seguir cada detalhe das portas de enrolar automáticas e saiba como escolher a sua entre os modelos disponíveis atualmente.
Índice
- Porta de aço automática – o que é?
- 7 Benefícios das portas de enrolar automáticas
- Quais são os modelos de porta de aço automática?
- Qual tipo de porta de aço automática usar em cada local?
- Segurança com a porta de aço automática
- Funcionamento das portas de enrolar automáticas
- Manutenção da porta de aço automática
- Portas de enrolar automáticas: onde comprar a sua?
Porta de aço automática – o que é?
O modelo de porta de aço automática, muito conhecido também pelo nome portas de enrolar, nada mais é que um tipo de portão que possui abertura vertical.
Com isso, esse formato permite um melhor fluxo de pessoas dentro do espaço, aproveitando mais o ambiente.
Esse tipo de portão traz praticidade e funcionalidade para o local instalado. Além disso, quando ele é feito em aço, torna-o muito mais vantajoso.
Hoje em dia, o aço utilizado nas portas de enrolar é o ferro galvanizado, ao contrário dos modelos mais antigos. O diferencial desse material está principalmente na proteção contra a ferrugem.
Isso porque o ferro galvanizado passa pelo processo chamado de galvanização. Isso nada mais é do que a colocação de uma camada de liga de zinco envolvendo toda a placa metálica.
O objetivo desse processo é que o zinco atue como uma capa protetora, tendo em vista que a ferrugem se forma quando há contato direto do ferro com a água (chuva, mangueiras, etc.)
Assim, como o zinco não enferruja quando em contato com a água, colocar uma camada externa desse material faz com que não haja o contato direto do ferro com o ambiente, impedindo a ferrugem.
A consequência disso é que o ferro galvanizado fica mais durável e resistente, já que ele não é afetado pela água do ambiente.
Dessa forma, esse é o resultado das portas de enrolar feitas com esse material: estruturas práticas, duradouras e resistentes.
7 Benefícios das portas de enrolar automáticas
Agora que você já sabe como os portões verticais automáticos, confira a seguir alguns benefícios que eles trazem no dia a dia.
Praticidade
Como já foi citado, esse modelo de portão traz praticidade, visto que a abertura e fechamento dele será feito por controle remoto. Isso gera menos esforço físico no seu manuseio.
Rapidez
Outro benefício que a automatização traz é a agilidade. Isso porque, como não é necessário abrir o portão manualmente. É possível fazer isso a uma distância considerável, sem ter que se deslocar até o local de fato.
Isso se torna muito útil nos dias de chuva ou durante a madrugada, por exemplo.
Segurança
A porta de aço automática de enrolar também ajuda na segurança do local. Isso porque grande parte dos ataques a comércios, por exemplo, ocorrem no fechamento da loja, quando o funcionário se expõe do lado de fora do ambiente.
Assim, o portão automático impede essa exposição e reduz as chances do indivíduo ser surpreendido.
Variedade nos modelos
Além da praticidade no dia a dia, as portas de enrolar também trazem uma ampla diversidade de modelos que podem ser escolhidos, a depender do seu gosto e do seu objetivo.
Maior versatilidade
Os ambientes que permitem o uso da porta de aço automática são diversos. Assim, esse tipo de portão pode ser a escolha tanto de projetos residenciais, quanto de ambientes comerciais.
Resistência e durabilidade
Como já foi citado, o uso do ferro galvanizado na fabricação desses portões traz muita resistência, e impede a formação da ferrugem no material.
Com isso, a porta se torna muito forte e resistente, mas também fica muito mais durável. Ela pode resistir à ação do sol e da chuva por mais tempo que os modelos antigos.
Exige menos manutenção
Justamente devido a sua resistência e durabilidade, o portão de ferro galvanizado possui uma manutenção simples.
Além disso, se a instalação e as orientações de uso forem feitas por um profissional qualificado, a necessidade de manutenções torna-se ainda menor.
Quais são os modelos de porta de aço automática?
Existem 4 modelos disponíveis desse tipo de portão: fechada, grelha, tijolinho e transvision. Confira a seguir as características de cada um e suas indicações de uso.
Porta de aço automática: fechada
Esse formato é o mais conhecido, pois está muito presente no comércio brasileiro. Assim, ele é feito por uma folha inteiriça de ferro galvanizado.
Seu principal benefício é a grande resistência, já que é completamente fechado. Por outro lado, algumas desvantagens são a ausência de iluminação e ventilação no ambiente. Dessa forma, esse portão não é indicado para qualquer lugar.
Outro ponto que é preciso ter atenção é em relação ao peso: por seu uma folha de metal inteiriça, essa porta de aço automática é muito pesada. Isso também vai influenciar no tipo de motor que sustentará isso.
Portas de enrolar: grelha
O portão tipo grelha, por sua vez, permite a passagem de luz e ar pelo ambiente. Isso porque ele consiste em uma placa de metal com furos ovais em toda a sua estrutura, de forma organizada e sistemática.
Além disso, no entorno dos furos há estrutura grossa de metal. Assim, a resistência ainda é mantida, mas há outros benefícios, como a ventilação.
Vale lembrar que a visibilidade do ambiente se torna muito maior também. Dessa forma, a porta tipo grelha é mais indicada para divisões internas.
Porta de aço automática: tijolinho
Esse formato também permite a troca de ar e a iluminação local, mas de uma forma um pouco diferente da grelha. Nesse caso, a placa de metal possui furos retangulares e intercalados, dando a aparência de uma parede de tijolinhos realmente.
Devido a sua estrutura, o metal ao entorno dos furos é um pouco mais fino, sem afetar a resistência. Com isso, esse é um dos modelos mais leves dentro das opções de portas de enrolar automáticas.
Portas de enrolar automáticas: transvision
A transvision possui um desenho mais moderno e leve. O motivo disso é que, ao longo de sua estrutura metálica, essa placa possui diversos microfuros. Isso permite a ventilação e um pouco de iluminação, mas reduz a visibilidade.
Esse modelo também se torna mais leve, devido aos pequenos furos.
Qual tipo de porta de aço automática usar em cada local?
Como já foi dito, as portas de enrolar do tipo automático podem ser usadas em qualquer tipo de ambiente, a depender do desejo dos donos ou moradores.
Existem algumas indicações de modelos para cada lugar, que podem facilitar o dia a dia. Confira, a seguir!
Residências
No exterior de residências, como casas e prédios, o ideal é usar o modelo fechado. Isso porque oferece menos visibilidade e, com isso, maior proteção. Além disso, não é um ambiente que necessita de iluminação e ventilação vindos da rua.
Porém, se a sua intenção for colocar uma porta de aço automática do lado de dentro do seu quintal, por exemplo, em uma garagem interna (que não possui contato direto com a rua), os portões vazados são ótimas opções.
Isso porque são mais leves e, consequentemente, mais práticos. Além disso, permitem visibilidade, troca de ar e interferem menos na estética local.
Lojas
Assim como já foi dito, na maior parte do Brasil o mais comum é ver as portas de aço fechadas nas lojas de rua. Isso porque diminuem a visibilidade e, consequentemente, reduzem a chance do local ser visado para assaltos.
Por outro lado, nas lojas dentro de centros comerciais, como os shoppings, é comum ver portas de enrolar vazadas. Ou seja, nos modelos de grelha, tijolinhos ou transvision.
Devido à estética mais moderna, atualmente a porta automática de aço mais procurada para esses locais é a transvision. O motivo é que ela agrega maior valor estético ao espaço.
Galpão
Atualmente, tem sido comum a criação de galpões compartilhados entre diferentes empresas e/ou companhias. Isso ajuda principalmente na economia financeira por parte da corporação.
Comumente são utilizados para estocar e guardar peças e produtos que não são utilizados com tanta frequência. Assim, para proteger os materiais, uma escolha comum é a porta de aço automática.
Se o ambiente for dividido entre diferentes empresas, o ideal é usar a porta fechada ou transvision, já que impossibilitam / reduzem a visibilidade do interior do ambiente.
Já se for um ambiente com vários galpões de uma única empresa, as portas de enrolar vazadas, como os tipos tijolinho ou grelha, são a melhor escolha. Isso porque são mais leves e permitem maior circulação de ar e iluminação no ambiente.
Indústrias
As portas de enrolar automáticas são excelentes opções para separar os setores de trabalho nas indústrias. Por exemplo, dividir a área de produção do escritório ou isolar alguma parte que faz uso de produtos que oferecem risco à saúde.
Nesses casos, a escolha vai depender do tipo de produto da empresa. Onde o cuidado precisa ser maior, mas ainda necessita de circulação de ar, as portas vazadas são ótimas opções.
Já onde é necessário fazer um isolamento maior, como a contenção de barulhos, o portão fechado é melhor.
Segurança com a porta de aço automática
Um dos principais benefícios das portas de enrolar automáticas é a segurança e isso acontece por diversos motivos.
O primeiro deles é a redução de acidentes ao abrir ou fechar o portão, já que o seu acionamento é feito a distância, não exigindo contato direto.
Além disso, o sistema em bom funcionamento possui acessório de travamento. Ele impede que a porta desça em rápida velocidade ou de forma descontrolada.
Outro acessório de segurança é o antiesmagamento, que trava o fechamento da porta de aço automática se houver alguma pessoa ou objeto embaixo do portão.
Por fim, devido a sua resistência, há também a segurança contra assaltos. Isso, pois, as portas de enrolar são resistentes à invasão.
Funcionamento das portas de enrolar automáticas
O principal mecanismo para o funcionamento da porta de aço automática é o motor. Com o controle remoto em mãos, o morador aciona o botão de ativação dele.
A partir disso, o motor traciona as correias que estão ligadas à placa de aço do portão em si. Assim, a porta vai sendo levantada e enrolada em torno de uma barra de ferro fixa na parte superior do vão.
Ao chegar no limite de abertura, o motor para o giro das correias de forma automática. Esse processo é feito por meio de porcas fixadas no local onde o portão atinge sua abertura máxima.
A etapa de fechamento do portão será semelhante, apenas na direção inversa. Ou seja, o portão vai sendo desenrolado e descendo em uma velocidade controlada, até alcançar as portas do limite de fechamento.
Assim, não há riscos de o motor abrir a porta de aço automática apenas pela metade ou não fechá-la completamente.
Manutenção da porta de aço automática
Outro tópico que precisa ser esclarecido é em relação à manutenção das portas de enrolar, isso porque o ideal é que sejam realizadas avaliações periódicas para evitar o mau funcionamento e o risco de acidentes.
Assim, de 6 em 6 meses é importante verificar o funcionamento e a lubrificação do motor, além das correias. Quando necessário, a solução comum é aplicar graxa adequada em todo o mecanismo.
Se houver dúvidas em relação aos procedimentos, chame um profissional para uma avaliação detalhada. Além disso, a cada 2 anos contrate um profissional especializado para a manutenção da sua porta de aço automática.
Vale lembrar que é importante não forçar a porta automática de aço com as mãos. Isso pode prejudicar o funcionamento do motor, afinal ele não é feito para a ação manual e pode sofrer desnivelamento dentro da guia.
Os cuidados periódicos reduzem os problemas graves. Importante ressaltar que o preço de uma manutenção periódica sai mais em conta que a necessidade de ajustes complexos.
Portas de enrolar automáticas: onde comprar a sua?
Além de saber os detalhes de cada modelo, também é importante conhecer bem o local onde você fará o seu portão. Isso porque contratar uma equipe especializada para fazer e instalar a sua porta de aço ajuda a reduzir o risco de acidentes e de mau funcionamento.
Além disso, a manutenção do portão automático também exige conhecimento e honestidade da equipe em todo o processo.
Venha conhecer a Guaruportas, companhia que oferece um serviço qualificado há mais de 15 anos em São Paulo.
A Guaruportas possui experiência no mercado de porta de aço automática, trazendo qualidade e eficiência nos seus serviços. Além disso, a entrega e a instalação podem ser feitas em todas as regiões do Brasil.
Entre em contato com os especialistas da Guaruportas e saiba mais sobre a porta de aço automática.