7 formas de usar o portão de enrolar automático
O portão de enrolar automático tem sido cada vez mais utilizado nos projetos de lojas, residências, indústrias e locais prestadores de serviços. Isso porque a versatilidade deste produto permite que ele se encaixe em diversos ambientes.
Além disso, outro benefício é a resistência e durabilidade desse tipo de portão. Quando é feito em aço galvanizado, não possui risco de enferrujar ao longo do tempo.
Isso, pois, o aço galvanizado se trata de um metal envolvido por uma camada de zinco, que garante essa proteção.
Assim, a vida útil de um portão automático de enrolar é maior, pois não é danificado pelo sol ou pela chuva.
A praticidade no uso desse tipo de porta também chama atenção. Ela dispensa o acionamento manual e tudo é feito pelo controle remoto.
Essas são apenas algumas vantagens que o uso do portão de enrolar automático pode trazer para o seu dia a dia.
Confira a seguir 7 formas e locais para usar os portões automáticos.
Índice
- Lojas
- Restaurantes e bares
- Galpões
- Indústrias
- Oficinas
- Residências
- Condomínios
- Onde comprar o portão de enrolar automático?
1- Portão de enrolar automático para lojas
As lojas de rua e de centros comerciais (shoppings) são os principais locais em que normalmente se encontra o portão de enrolar automático, principalmente quando falamos do Brasil.
Isso porque uma das principais necessidades nesses ambientes é a economia de espaço, já que, em muitos locais, o aluguel do metro quadrado é muito caro. Assim, optar por esse tipo de porta é uma ótima opção.
As portas automáticas enroladas são pensadas para ocupar um espaço pequeno e inutilizado, ou seja, quando a porta está aberta, ela fica no alto do ambiente, em um espaço que não seria ocupado por nenhum objeto ou pessoa.
Dessa forma, isso contribui para a circulação de pessoas e o transporte de objetos. Além disso, o portão de enrolar automático pode permanecer aberto por longos períodos de tempo, sem atrapalhar.
Outro ponto que favorece a escolha dessas portas para as lojas é a segurança. Isso porque, além de ser resistente contra roubos, o portão de enrolar automático é acionado apenas por controle remoto, o que reduz a chance de acidentes.
Nesses locais, com grande fluxo de pessoas entrando e saindo, também pode ser instalado um sistema antiesmagamento. Ele impede o portão de fechar caso haja algum objeto físico embaixo dele.
Nas lojas de rua, onde há mais risco de assalto, a indicação é o portão de enrolar automático fechado. Ou seja, modelo que não é vazado.
Em relação às lojas de shoppings, há também maior liberdade de escolha do modelo que desejam instalar. Isso ocorre porque esses estabelecimentos contam com maior segurança, seja por existirem outras portas no local ou pela presença de seguranças internos.
Nesses casos, o modelo de portão de enrolar automático transvision é hoje o mais procurado. Além da sua modernidade, esse tipo de porta ainda permite alguma visibilidade dentro do espaço.
Já nas lojas que possuem vitrine, o ideal é o portão de enrolar automático tijolinho. Ele é mais vazado e permite uma boa visibilidade do espaço interno mesmo no período em que a loja está fechada.
2- Portão de enrolar automático em bares e restaurantes
Nesse tipo de ambiente, pensar na distribuição espacial dos móveis, portas e janelas também é importante, a fim de aproveitar o espaço da melhor forma possível. Para isso, optar pelo portão de enrolar automático pode ser a solução.
Como toda a estrutura desse tipo de portão fica enrolada na parte superior da parede, isso permite que o espaço interno seja muito melhor utilizado. Assim, possibilita a distribuição de mais mesas e cadeiras e um melhor fluxo de clientes.
Nesse tipo de local, o mais usado é o portão de enrolar automático fechado, especialmente quando o bar ou restaurante está localizado na rua. Essa opção apresenta mais resistência e durabilidade, faça chuva ou faça sol.
Além disso, esse portão também é mais resistente contra invasão e assalto. O motivo disso é a falta de visibilidade do espaço interno, enquanto o comércio está fechado, que reduz a chance de os infratores se interessarem.
Dessa forma, o restaurante ou bar está mais seguro. Os funcionários responsáveis pela abertura e fechamento também ficam mais protegidos, já que não precisam se expor do lado de fora para fechar o portão — basta acionar o botão no controle remoto.
Ainda é possível personalizar o portão em si por meio de pintura, com o nome do bar ou restaurante, de uma forma durável.
3- Portão de enrolar automático para galpões
É muito comum que empresas utilizem galpões para guardar itens, como documentos ou até mesmo estoque de produtos. Isso porque as localizações dos galpões costumam ter um aluguel mais barato que o local da empresa em si.
Como esses lugares costumam ser compartilhados por diferentes públicos e empresas, é necessário ter divisão e segurança em cada espaço.
A melhor forma de fazer isso é dividir um galpão grande em espaços menores, de forma que o cliente de cada ambiente decida o que fará com o seu espaço. Para isso, uma alternativa é fechar cada um desses locais com um portão de enrolar automático.
Dessa maneira, cada locatário conta com a segurança dos seus itens armazenados. Além disso, o tipo de porta também vai influenciar nessa segurança obtida.
Uma opção para essa escolha é fazer a padronização. Por exemplo, colocar o portão de enrolar automático fechado em todas as divisões, já que ele oferece maior privacidade e agrada a maior parte dos locatários.
No entanto, alguns clientes podem precisar de um espaço com ventilação. Assim, será necessário um portão de enrolar automático vazado, podendo ser o transvision, grelha ou tijolinho.
Para solucionar esse tipo de caso, o ideal seria instalar alguns boxes (ou seja, alguns espaços) que tenham portas de estilos diferentes. Outra opção é oferecer a porta fechada, mas que tenha uma faixa de metal vazado, apenas para manter a ventilação.
A decisão final vai depender do tipo de cliente que irá alugar cada boxe do galpão.
4- Portão de enrolar automático para indústrias
Nas grandes indústrias, o portão de enrolar automático também é muito vantajoso, principalmente para aquelas que utilizam um grande espaço com setorização de ambientes.
Ou seja, uma indústria em que há diferentes processos acontecendo ao mesmo tempo, ou que tenha divisão espacial entre a área de produção e a administração.
Para fazer essa setorização, o portão automático de enrolar é a solução. Assim, cada área produtiva pode ter seu espaço bem delimitado e seguro para restringir a entrada de quem é de fora do setor.
Para esse tipo de uso, a melhor aposta são os portões bem vazados, como os modelos grelha e tijolinho. Isso porque eles limitam o ambiente, mas permitem a iluminação, ventilação e boa visibilidade.
Se for um ambiente que demanda privacidade, pode ser usada a porta transvision.
Além disso, o portão de enrolar automático também é indicado para os ambientes de estoque de produtos. Tudo para proteção e segurança do valor que foi investido naquela mercadoria.
Ele se torna um bom método contra roubos e contra o contato de pessoal não autorizado com o estoque.
A escolha do modelo em si vai depender do tipo de produto e do objetivo de cada local.
5- Portão de enrolar automático para oficinas
Nas pequenas oficinas, como as oficinas mecânicas de bairro, utilizar esse tipo de portão de enrolar automático é interessante para trazer segurança. Isso porque os equipamentos ou automóveis ali dentro têm um alto valor de custo.
Nas grandes oficinas, além de servir para a segurança contra invasões e assaltos, essa porta também funciona como divisão entre os diversos ambientes que podem existir.
Isso ocorre porque, em oficinas com mais de um setor, cada profissional é responsável por um tipo de trabalho específico e, assim, o ideal é que cada um tenha seu espaço.
Uma possibilidade é o portão de enrolar automático tijolinho, que permite a separação, mas ainda mantém a visibilidade, a iluminação e a ventilação.
Assim, a organização espacial fica mais efetiva, além da porta também proteger todo o material de cada ambiente. Dessa forma, os funcionários podem deixar suas ferramentas e equipamentos sem se preocupar com roubo. Assim, cada profissional tem acesso apenas ao seu setor.
Por fim, o portão de enrolar automático ainda proporciona um visual industrial para o espaço da oficina sem perder a beleza. Além do mais, o material utilizado na fabricação aceita pintura em diferentes tonalidades. Isso permite, inclusive, fazer uma diferenciação dos setores por cor.
6- Portão de enrolar automático para residências
No Brasil, ainda é pouco comum o uso do portão de enrolar automático em residências comuns. Porém, o que muita gente não sabe é que esse modelo de portão é muito indicado para casas.
Isso porque ele é um equipamento resistente, prático e que oferece mais segurança ao ambiente interno da casa e aos seus moradores.
Com seu mecanismo de acionamento automático, esse modelo de porta reduz as chances de um assalto quando um morador for abrir ou fechar o portão, além de reduzir o risco de acidente que o acionamento manual gera. O esforço físico de abertura e fechamento do portão também é evitado.
Além disso, esse modelo ocupa muito menos espaço, aumentando o local disponível na garagem. Isso é possível pelas estruturas de fixação e funcionamento do portão de enrolar automático, que são fixados na parte superior da parede, onde não há usabilidade.
Para o portão da garagem, o ideal são os modelos fechados, que impedem a visão do espaço interno e são mais resistentes contra invasões. Além disso, eles também bloqueiam a entrada de água da chuva, caso o ambiente interno não possa molhar.
Porém, se a ideia for colocar um portão de divisão de ambientes internos, como para separar uma parte do quintal, você pode optar pelos outros tipos de portão de enrolar automático, como o transvision, que traz modernidade e combina com qualquer decoração.
Um exemplo desse uso interno é para residências que contam com academia externa ou com área gourmet. Pois o portão de enrolar automático protege esses ambientes de chuva e do sol constante.
7- Portão de enrolar automático para condomínios
Assim como foi citado nas casas, em condomínios esse tipo de porta também é uma boa opção. A razão é que as entradas e saídas (que são frequentes nesse espaço) se tornam mais simples com um acionamento automático.
Somado a isso, nas garagens de prédio, uma questão importante é o espaço disponível. Dessa forma, aproveitar esse modelo de portão para economizar espaço é uma boa ideia.
No geral, para esse tipo de uso o ideal são os portões fechados. Eles são mais resistentes contra invasões e protegem os carros do contato direto com sol e chuva, caso a garagem seja coberta.
Além disso, o sistema de acionamento por controle remoto traz segurança e rapidez na abertura e no fechamento dos portões.
Isso faz com que o morador fique menos tempo do lado de fora esperando a abertura. Além disso, reduz a possibilidade de invasões no local nesse momento de maior vulnerabilidade.
Se a garagem for individual dentro do condomínio, o uso de porta transvision ou a mistura de porta fechada com grelha são as opções mais indicadas. Elas aumentam a ventilação em uma garagem que é menor.
Onde comprar o portão de enrolar automático?
Agora que você já conhece as principais indicações do portão de enrolar automático, é preciso entender como escolher a melhor empresa para realizar a sua compra.
Isso porque uma empresa pouco qualificada pode acabar causando mais problemas que benefícios. Tais como atraso no prazo, defeitos de confecção e instalação, uso de material de baixa qualidade, entre outros.